• T IPOS DE ÁBACOS

-USO DO ÁBACO
-DIFERENTES TIPOS DE ÁBACOS
-MOMENTO HISTÓRICO
-UTILIDADES PARA A HUMANIDADE E FORMAS DE CONTAGEM.

 

  •    .O ábaco é considerado uma das descobertas no intuito de dinamizar os estudos matemáticos. Segundo alguns historiadores, os babilônicos       utilizavam o ábaco construído em pedra lisa por volta de 2.400 a.C. O seu surgimento tem relação com o desenvolvimento dos conceitos de contagem, utilizado pelos romanos da Idade Média para realização de cálculos.

  • Os chineses e japoneses contribuíram para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. Constituído de madeira retangular com bastões horizontais, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar...), cada bastão é composto por dez bolinhas. Os cálculos são feitos mentalmente, conforme o sistema posicional das casas decimais, contribuindo para a percepção do sistema de numeração e suas técnicas operatórias; como ferramenta de suma importância no ensino da contagem e das operações básicas, com propostas simples,  na educação fundamental. Por exemplo: para calcularmos 21+6.

  • Coloca-se no ábaco o número de argolas correspondentes à quantidade representada. Uma argola deverá ser colocada no primeiro pino (unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino (dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral, logo deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (unidades), na contagem teremos 7 argolas no primeiro pino ( 7unidades), e 2 argolas no segundo pino (dezenas, somando 27 argolas.

  • As atividades de subtração é o inverso da adição.

  •  

 

 

Bibliografia

    www.brasilescola.com

http://sidiney.awardspace.com

http://paje.fe.usp.br

http://wikipedia.org