ATIVIDADES COM ÁBACO

 

  • O ábaco é um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal que representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão). Cada bastão é composto por dez “bolinhas”. 
  • As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional.
  • O ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente. A apreensão deste princípio posicional, através do manuseio do ábaco, pode ajudar o educando a perceber melhor o sistema de numeração e suas técnicas operatórias, tornando uma ferramenta imprescindível no ensino da contagem e das operações básicas na educação fundamental.

 

 

 

 

 

 

Reconhecer a decomposição de números naturais
 

(usar esta atividade também na decomposicão)

2 – Qual dos números foi colocado no ábaco?

           

(A) 1.314 (B) 4.131 (C) 10.314 (D) 2.417

 

 

 

 

(faça uso constante do ábaco em suas aulas)
3ª Atividade

 

Resolução de problemas

Nunca usar mais que 3 situações problemas. Oriente para que resolvam da maneira que sabem . Estruturá-los de acordo com o conhecimento e a experiências que os alunos já possuem, dosando o grau de complexidade. Lembre-se que deseja avaliar , principalmente as dificuldades, o que precisa ser retomado antes de prosseguir nos conteúdos da série/ano atual. Durante as atividades fique atento aos alunos que tentam copiar dos outro e registre isso, caso contrário ele pode apresentar um resultado irreal. Discuta com eles as estratégias que usaram. Dê atenção a todos e peça que anotem numa folha de rascunho tudo que fizeram para chegar ao resultado. O que não anotar nada, apenas o resultado pergunte como ele chegou aquele resultado. E aos que tentarem copiar, depois apresente problemas diferentes para que seja resolvido individualmente, sem repreensões.

Para descobrir o conhecimento matemático e a experiência em resolver situações problemas, apresente alguns dados , baseados em situações da vida diária e solucione coletivamente, registrando na lousa todas as estratégias sugeridas por eles, e depois, em um outro momento estruture questões que envolvem situações problemas com enunciados curtos do tipo calcule ou efetue., envolvendo adição, subtração e multiplicação.

 

*Use situações problemas no campo aditivo e no campo multiplicativo; resolução de problemas, principalmente, blocos de números, desde que não sejam em grandes quantidades de atividades, pois levam ao stress e ao erro, vão dar um norte do que a turma sabe, o que é necessário ser trabalhado mais, antes de novos conteúdos. Nunca use atividades consideradas mais difíceis, pois não alcançará o que deseja: saber o que eles sabem.

 

Vamos aprender mais?

 

Metodologia:

    Para iniciar o uso do ábaco como suporte nas operações, é adequado que sejam propostas contas simples . Por exemplo:

21 + 6

    Inicia-se a operação colocando no ábaco o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo primeiro numeral, 21. Portanto uma argola deverá ser colocada no primeiro pino da     direita para a esquerda (onde são colocadas as unidades) e duas argolas deverão ser colocadas no segundo pino da direita para a esquerda (onde são colocadas as dezenas). Em seguida, coloca-se o número de argolas correspondentes à quantidade representada pelo segundo numeral; portanto deverão ser colocadas 6 argolas no primeiro pino (das unidades) . Faz-se a contagem encontrando  7 argolas no primeiro pino (7 unidades), e 2 argolas no segundo pino (2 dezenas), somando 27 argolas ou unidades.

 

 

O próximo desafio será somar os valores 15 + 8.

 

 

 

 

 

                Como a regra é não deixar mais de 10 argolas em um mesmo pino, e 13 é mais que 10, dessa forma, 10 das 13 argolas devem ser retiradas do primeiro pino e trocadas por uma argola que será colocada no segundo pino, representando 10 unidades (1 dezena):

 

 

 

 

 

        As atividades de subtração envolvem o raciocínio inverso da adição:  

14 – 3

 

 

 

     A subtração com reserva ou troca, requer um pouco mais de cuidado. Onde há na adição a troca das unidades para a dezena, haverá na subtração a necessidade de decompor as dezenas (ou centenas dependendo da operação) novamente em unidades (ou na casa imediatamente à direita). Por exemplo:

 

 

21 – 6

 

 

    O trabalho com a centena e a unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a diferença da quantidade, que também pode requerer um trabalho mais apurado por conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores.

    Depois do trabalho com o material ábaco concreto, pode-se passar a registrar o ábaco em forma de desenho, parecido com o que vem aqui apresentado, pois o ábaco é justamente a transição do material concreto - como o material dourado que tem o valor em si mesmo nas peças -, e os símbolos e algoritmos, que são a representação da quantidade de forma simbólica. 

 

Alguns exemplos de atividades com o ábaco:
 

  • Praticar, para compreender que 10 unidades sempre podem ser trocadas por uma dezena, e vice-versa. Quando se trabalha com o ábaco, essa propriedade é imprescindível, visto que não se trata de que a troca é possível, mas necessária.
  • Valor posicional dos algarismos nas quantidades até 100, para tanto, é suficiente que o ábaco tenha três varetas.
  • Ditado de números com um e dois algarismos.
  • Composição e decomposição de números com um e dois algarismos.
  • Valor e significado do zero.
  • Comparar e ordenar quantidades representadas no ábaco.
  • Adições e subtrações de números com dois algarismos escritos em forma horizontal, insistindo em que as unidades vão com as unidades e as dezenas com as dezenas.

Todas as atividades com o ábaco são organizadas para levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de representação de quantidades no SND.( Sistema de Numeração Decimal)

 

 

Referências:

 

Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

A Avaliação em Matemática no Ensino Fundamental

http://www.cinfop.ufpr.br/pdf/colecao_2/caderno_matematica_final.pdf

Por dentro da Provinha Brasil

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/provinha-brasil-515189.shtml

http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/abaco.htm